Vote na Ciência: como saber qual candidato apoiar?

Para defender o Brasil do negacionismo e do obscurantismo, precisamos de um Congresso comprometido com a Ciência e a Educação

Mais de 90% da população confia nos trabalhos científicos, segundo dados da 6ª edição da pesquisa Índice do Estado da Ciência, da 3M.

Apesar dos esforços do governo Bolsonaro para desqualificar a produção científica e atacar as universidades públicas, o estudo revela que 76% dos entrevistados acreditam em notícias relacionadas à Ciência divulgadas na mídia tradicional e 51% no que acompanham sobre o assunto via redes sociais.

A atuação heroica dos cientistas e pesquisadores durante a pandemia de Covid-19 foi reconhecida pela população, mas não pelo governo Bolsonaro que cortou 11 milhões de reais do orçamento da Fiocruz (uma das maiores responsáveis pela produção de vacinas no país), por exemplo. A atuação da CPI da Covid foi outra situação que demonstrou a importância de termos políticos atentos, vigilantes e defensores do conhecimento científico.

Portanto, para fortalecer a composição de um Congresso Nacional comprometido com a produção científica e a valorização da universidade pública, o Observatório do Conhecimento preparou um conjunto de estratégias que combinam conscientização da sociedade, mobilização da comunidade e seleção de candidatos e candidatas que irão atuar em defesa da Ciência. E, caso eleitos, seremos aguerridos fiscalizadores do cumprimento dessa pauta.

O país clama por renovação no Congresso

A Ciência não pode mais esperar e as eleições são um momento estratégico para interromper essa onda de ataques nas áreas da Ciência e Educação, cujos cortes já somam R$ 100 bilhões desde 2015.

Por isso, valorizamos todos aqueles que colocaram seus corpos, suas vozes, mentes e corações na defesa de um país mais justo e humano, tendo a produção do conhecimento como um dos pilares para a construção desse futuro.

E sabemos que não estamos nessa tarefa. Com a força de todos aqueles que confiam na produção científica, vamos transformar o Congresso e frear a onda de negacionismo e de anticientificismo que avança em nosso país.

Como funciona a campanha

Estamos em uma grande mobilização nas redes e comunidades em torno da importância da produção do conhecimento nacional para o Brasil, os desafios, resultados, essencialidades, a valorização da universidade pública e das comunidades acadêmica e científica do país. O objetivo é mostrar os danos potenciais dos cortes e ataques de viés negacionistas. 

Fique de olho. Só vote em quem tem o selo “Compromisso com o Conhecimento”

Estamos em processo de identificar os candidatos e candidatas à Câmara Federal que estão realmente comprometidos com o fortalecimento da educação pública, da ciência e tecnologia.

Para isso, criamos o selo “Compromisso com o Conhecimento”, que está sendo destinado aos candidatos e candidatas que assumirem alguns eixos decisivos para a retomada de um projeto democrático e progressista de país.

Quem ganha o selo compromete-se em assumir uma posição urgente pela educação e pelo desenvolvimento do Brasil, com base nos seguintes pontos abaixo: 

  1. Recomposição orçamentária do conhecimento. É central o compromisso de que, a partir de 2023, o Congresso Nacional inicie um processo de recomposição dos recursos do conhecimento aos valores nominais de 2015, e que esta meta seja alcançada ao final dos quatro anos de exercício legislativo.

  2. Estabelecer mecanismos de estabilização do orçamento que evitem quedas brutas no financiamento das universidades federais e dos institutos de pesquisa.
  3. Retomar a meta número 20 do PNE atual, que prevê o investimento de 10% do PIB na educação pública.
  4. Elaborar políticas específicas que garantam a autonomia das instituições e de todas e todos que nelas atuam. Assegurar a liberdade acadêmica, a autonomia universitária e a ausência de constrangimentos por meio de políticas de financiamento de pesquisa. 
  5. Atuar pela correção dos valores de bolsas de pesquisa, bolsas de iniciação à docência, auxílios permanência e políticas similares, seja em projetos desenvolvidos no país, no exterior ou em entidades vinculadas à produção científica e tecnológica que contam com a colaboração de pesquisadores financiados por agências públicas de fomento.

O que é o Observatório do Conhecimento

O Observatório do Conhecimento é uma rede formada por associações e sindicatos de docentes de universidades públicas de diferentes estados brasileiros e parceiros da área da educação, ciência e pesquisa, que se articula em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade e da liberdade acadêmica.

Fonte: Observatório do Conhecimento

2 comentários

  1. Lucia em 1 de outubro de 2022 às 00:54

    Indispensável esse trabalho.

  2. Alsiran em 1 de outubro de 2022 às 23:35

    Parabéns pela elaboração e efetivação deste movimento, poderia ter sido implementado bem mais antes, mais é um grande passo na luta por reconhecimento e valorização da educação, da ciência, da pesquisa, da tecnologia e inovação, que estam sendo extremamente prejudicados, desmontandos, sucateados pela inabilidade de gestão do governo federal a partir do chefe do executivo por não se dar conta que educação e ciência são as principais forças motrizes impulsionar o crescimento e desenvolvimento do país e da sua população. Lamentavelmente são quatro anos de retrocessos em todas as pastas sob a gestão atual do governo federal…

Deixe um Comentário





três × quatro =