Quem Somos

O Observatório do Conhecimento é uma rede formada por Associações e Sindicatos de Docentes de universidades de diferentes estados brasileiros e parceiros da área da educação, ciência e pesquisa que se articula em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade e da liberdade acadêmica. Iniciativa suprapartidária e independente, o Observatório do Conhecimento se mobiliza para enfrentar os cortes de investimentos no orçamento do ensino superior, além de monitorar e denunciar políticas e práticas de perseguição ideológica a reitores, professores, alunos e pesquisadores.

O Observatório apresenta uma plataforma de informação e análise de qualidade sobre as políticas públicas para o ensino superior propostas pelo Executivo Federal e Congresso Nacional em Brasília. A equipe do Observatório acompanha de forma permanente as bancadas parlamentares, Comissões do Senado e da Câmara, Ministérios e Secretarias envolvidos diretamente nas questões sobre educação superior. Com ações conjuntas de advocacy e comunicação, o objetivo é combater a manipulação, qualificar o debate público e aumentar o controle social sobre decisões estratégicas que comprometem o funcionamento das universidades e estruturas de produção do conhecimento nacional.

Além da atuação política, as entidades participantes do Observatório do Conhecimento apoiam e realizam eventos nos campi e locais parceiros para engajar estudantes, professores e trabalhadores das universidades. Os eventos abordam temas como o sistema de cotas, a convivência religiosa e a laicidade da universidade, além da importância do ambiente acadêmico como espaço de produção de ciência, garantia da democracia e promoção de uma cultura de direitos.

Acesse abaixo nosso material institucional:

OBSERVATÓRIO 4 ANOS: da defesa do conhecimento à reconstrução do Brasil

Siga o Observatório nas redes sociais e fique por dentro das notícias e agenda de eventos.

Realização

Apoio