Entre as 20 melhores universidades do Brasil, 18 são públicas.

Das 20 melhores universidades do Brasil, 18 são públicas. Esse é o resultado do RUF 2019, Ranking Universitário Folha – que existe desde 2012. A pesquisa comprova o que rankings internacionais (como o THE) já apontavam e, mais uma vez, vai na contramão das afirmações do atual governo, que insiste em afirmar que as universidades públicas não produzem pesquisa e inovação e nem preparam seus estudantes para o mercado de trabalho.

Em todos os quesitos analisados pelo ranking – pesquisa, ensino, inovação, internacionalização e mercado, a prevalência é das universidades públicas. Quando o tema é pesquisa, por exemplo, das 20 melhores, todas são públicas.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ficou em primeiro lugar no quesito Inovação, que leva em conta patentes depositadas e artigos em colaboração com empresas. Ainda nessa área, das 20 melhores universidades do país, 15 são públicas.

Os resultados do Enade também afirmam a excelência das universidades públicas. Enquanto apenas 3,3% das universidades privadas atingiram o conceito máximo no Exame, 20% das federais atingiram a nota máxima.

As universidades federais, entretanto, vêm enfrentando dificuldades, com cortes orçamentários que comprometem seu funcionamento, e que se agravaram imensamente em 2019. Ao bloqueio de até 30% das verbas das universidades, somam-se os cortes de bolsas de pesquisa da Capes e do CNPq, e do orçamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Recentemente, o Ministério da Educação desbloqueou R$ 1,2 bilhões para o orçamento das universidades e institutos federais, mas cerca de R$ 3,8 bilhões continuam congelados.

(Links nos comentários)

https://educacao.uol.com.br/noticias/2019/09/30/mec-anuncia-desbloqueio-de-r-2-bi-cerca-de-r-38-bi-continuam-congelados.htm?fbclid=IwAR3XIMNn7w5kiGLxhN6tkL1qzQ_RXiGetUyzKurM0GLTvGRTOY37yI67BPQ

https://ruf.folha.uol.com.br/2019/noticias/melhor-universidade-do-nordeste-ufpe-sofre-cortes-em-areas-estrategicas.shtml

https://ruf.folha.uol.com.br/2019/ranking-de-universidades/principal/

2 comentários

  1. Denis Silvio Branco Da Fonseca em 17 de janeiro de 2020 às 14:17

    Interessante

  2. Licinio Lopes de Resende em 29 de janeiro de 2020 às 12:47

    UERJ, que frequentei. Ali nos bons tempos, sua classificação era bem melhor, que agora. Contudo, ali passei diversos anos e bons e amigos colegas. Alguns de projeção no futuro. Hoje , como o tempo passa, andam dispersos, cada um cuidando de sua propria vida. Assim , caminha o pais e o mundo.!!!Aqui minha homenagem à UERJ, que fora sim dentro de três uma das melhores do Rio de Janeiro, e cito: PUC, UERF e UFRJ. Aqui dito e nomeadas pelo dono e professor do curso de preparo. Grande este professor, da colonia judaica, alem de mais dois auxiliares, estes tambem muito bons, diria, excelentes.Hoje não mais existe este curso, considerado na época um dos melhores ou o melhor do Rio de Janeiro. Rio 29/01/2020.

Deixe um Comentário





três × 3 =