Presidente do CNPq apresenta sugestões para retomada da expansão da Pesquisa brasileira

O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão, apresentou sugestões para a retomada e revitalização do processo científico brasileiro em evento virtual realizado na última quinta-feira (29). As principais propostas apresentadas foram abolir a proibição de acúmulo de bolsa com trabalho remunerado; apoiar um sistema que possibilite ao bolsista no exterior continuar lá, prestando colaborações específicas no Brasil; instituir esquema de trabalho temporário para doutores recém-formados; verificar a possibilidade de esquema de trabalho temporário para bolsistas e eliminar a exigência de ser bolsista para submeter propostas de pesquisa em chamadas do CNPq.

De acordo com Galvão, o investimento em ciência e tecnologia é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país, e por isso deve ser prioridade para o governo. Além disso, ele destacou a importância de valorizar os pesquisadores brasileiros e incentivar a formação de novos profissionais, bem como de modernizar a gestão das instituições de pesquisa para torná-las mais eficientes e produtivas.

Ainda segundo o presidente do CNPq, é fundamental que as instituições de pesquisa estejam alinhadas com as demandas da sociedade, trabalhando em projetos que possam gerar impacto positivo na vida das pessoas. Para isso, é preciso fomentar a pesquisa aplicada e a transferência de tecnologia para o setor produtivo, visando o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios atuais e futuros do país.

Deixe um Comentário





um × três =