Observatório lança hoje campanha #ENEMabreportas

O Observatório do Conhecimento lançou hoje uma campanha para estimular os jovens a se inscreverem no Enem. Com o mote “O Enem abre portas, bora pra dentro!”, a iniciativa vai apresentar aos jovens as vantagens de ingressar na universidade, explicando que o exame é o caminho para acessar as universidades públicas, via Sisu, e a rede privada através de programas como o Prouni e Fies. A campanha é uma parceria do Observatório com a rede Articul@ções, A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e o think tank Sou_Ciência.

A primeira etapa vai até sexta-feira (28), quando se encerra o período de pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem. Na quinta-feira (27), a organização da campanha vai fazer um tuitaço. Veja aqui o banco de tuítes.

E você pode participar da campanha, compartilhando nas suas redes os posts e entrando no tuitaço. Você encontra o material para a campanha nesse link, ou pode seguir o passo a passo aí embaixo.

A campanha O ENEM ABRE PORTAS, BORA PRA DENTRO! tem como objetivo sensibilizar os estudantes de ensino médio, em especial das periferias, para que se inscrevam na prova. Como o slogan diz, o ENEM é a porta de entrada para o Ensino Superior, seja ele público (através do SISU) ou privado (com o PROUNI e FIES).

A campanha será veiculada nas redes sociais do Observatório do Conhecimento e dos demais parceiros. Ele também contará com uma ação presencial no município de Diadema, na Grande São Paulo, através da Rede Articul@ações que organizará atividades em escolas públicas.

O primeiro momento, o mais importante da campanha, começa hoje e vai até o dia 28, quando se encerra o período de solicitação de isenção da taxa de inscrição no exame. 

A campanha nas redes sociais terá início no dia 25 de abril. No dia 27 de abril será realizado um tuitaço.

Como parte dos esforços para ampliar a participação de jovens no exame, o Observatório do Conhecimento e a Rede Articul@ções protocolaram no MEC e no INEP o pedido de prorrogação do prazo de solicitação de isenção da taxa de inscrição no ENEM. O pleito foi reforçado através de requerimento enviado pela deputada federal Ana Pimentel, vice-presidente para o ensino superior, da Frente Parlamentar Mista da Educação.

A segunda fase se dará próximo do período efetivo das inscrições, que ocorre entre os dias 05 a 16 de junho.

AQUI ESTÃO OS CARDS E TEXTOS DA CAMPANHA

PEÇA A ISENÇÃO da taxa de inscrição do ENEM. O prazo termina na sexta, dia 28.

O ENEM é a porta de entrada para o ensino superior. Com ele você tem acesso às universidades públicas, através do SISU, ou as particulares com o PROUNI e FIES.

Para garantir seus estudos, as universidades públicas oferecem diversos auxílios, como bolsas de estudo em dinheiro, alimentação e moradia estudantil. É isso aí! Você pode receber para estudar.

Na hora de procurar emprego, quem termina a faculdade pode receber até 3 vezes mais do que quem fez apenas o ensino médio (Fonte: IBGE – PNAD Contínua 2019).

Corra e não perca o prazo para solicitar a isenção. Tem direito quem está no último ano ou já terminou o ensino médio em escola pública, ou como bolsista integral da rede privada, e ser membro de uma família de baixa renda inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.


O ENEM é uma avaliação aplicada anualmente pelo Ministério da Educação. Ele é utilizado como uma das principais formas de acesso ao ensino superior no país, e para avaliar a qualidade da educação brasileira através dos dados obtidos. 

O ENEM é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma redação. As quatro áreas avaliadas são: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Além de ser utilizado como um critério de seleção para o ingresso em universidades e instituições de ensino superior públicas e privadas, o ENEM também é utilizado como porta de entrada em programas do governo federal, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Desde sua criação, em 1998, o ENEM tem passado por diversas mudanças em sua estrutura e formato, com o objetivo de torná-lo mais acessível e representativo da realidade do ensino médio brasileiro. O exame também tem sido utilizado como uma ferramenta para avaliar a qualidade do ensino médio no país, uma vez que as questões são baseadas nas habilidades e competências previstas nas diretrizes curriculares nacionais.

Em resumo, o ENEM é uma importante ferramenta de avaliação e seleção do sistema educacional brasileiro, que tem o objetivo de incentivar o acesso ao ensino superior e melhorar a qualidade do ensino médio no país.


Nas universidades públicas você pode receber uma ajuda financeira para estudar. São milhares de bolsas de permanência ou de iniciação científica distribuídas aos alunos.

Elas são chamadas de políticas de assistência estudantil, que visam garantir que os estudantes tenham condições de concluir seus estudos com sucesso, independentemente de sua origem socioeconômica ou de quaisquer outras dificuldades que possam enfrentar ao longo do caminho. 

Entre as principais políticas de permanência nas universidades públicas, podemos destacar:

  • Assistência estudantil: são programas que oferecem auxílio financeiro, como bolsas de estudo, auxílio moradia, auxílio alimentação, entre outros, aos estudantes que enfrentam dificuldades para se manter na universidade.
  • Tutoria e monitoria: são programas que oferecem suporte acadêmico aos estudantes, por meio de tutores ou monitores que auxiliam em dúvidas e dificuldades de aprendizado.
  • Orientação profissional: são programas que oferecem aconselhamento aos estudantes para que possam planejar sua carreira e identificar oportunidades de estágio e emprego.
  • Ações afirmativas: são políticas que visam garantir o acesso de grupos historicamente excluídos do ensino superior, como negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e de baixa renda.
  • Inclusão digital: são políticas que visam garantir o acesso dos estudantes às tecnologias digitais, por meio da disponibilização de equipamentos e acesso à internet.

Todas essas políticas têm como objetivo garantir a igualdade de oportunidades no acesso e permanência nas universidades públicas brasileiras, buscando reduzir as desigualdades socioeconômicas e contribuir para o desenvolvimento social e econômico do país.

O que você está esperando? Faça o ENEM! Você tem até o dia 28 de abril para solicitar a isenção da taxa de inscrição e fazer a prova sem pagar nada (veja na bio o passo a passo para pedir a isenção).


Corre, para pedir isenção do ENEM 2023 você tem só até sexta-feira (28). Aqui a gente te ajuda com um passo-a-passo. Primeiro, você precisa cumprir ao menos umas das seguintes condições:

  •  Estar cursando a última série do ensino médio no ano de 2023, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, tendo renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

Acesse o site: https://enem.inep.gov.br/participante 

  1. Clique no botão Justificativa de ausência/isenção
  2. O site vai guiando de uma forma bem simples, tenha em mãos seus dados como: CPF, data de nascimento, CEP, número do NIS (caso possua) – a depender dos seus dados cadastrados ele pode te pedir mais ou menos coisas. 
  3. Lembre-se, o pedido da isenção não garante a isenção nem a inscrição no Exame, fique atenta (o) as datas:
  • Solicitação de isenção: 17 a 28/04
  • Resultado da solicitação de isenção: 08/05
  • Recurso (caso você não concorde com o resultado): 08 a 12/05
  • Resultado do recurso da isenção: 19/05
  • Incrições: 05 a 16/06

Fique de olho e se tiver alguma dúvida coloque aqui nos comentários.


Quem concluiu o ensino superior tem mais chances de ter um salário melhor, isso porque no mercado de trabalho as melhores remunerações vão para quem tem mais e melhor formação. Em média ela é 3 vezes maior* do que quem concluiu apenas o ensino médio.

E aí, até quando você vai esperar hitar e virar influencer? Garanta seu futuro hoje!

Na universidade pública, além das aulas, você tem também acesso à pesquisa e extensão, juntando o conhecimento teórico e a prática, como faria em um emprego na sua área, adquirindo experiência e competências profissionais para a rápida inserção no mercado de trabalho. Veja algumas vantagens:

  • Qualificação profissional: a formação na universidade pública proporciona uma formação mais aprofundada e especializada nas diversas áreas do conhecimento, o que pode ser um diferencial no mercado de trabalho e aumentar as chances de inserção em posições mais qualificadas.
  • Prestígio e reconhecimento: as universidades públicas têm um prestígio e reconhecimento social elevados, o que pode ser valorizado no mercado de trabalho, especialmente em áreas que valorizam a formação acadêmica e a pesquisa.
  • Formação de network: a universidade pública proporciona um ambiente propício para o networking, permitindo que os estudantes tenham contato com outros estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de diversas áreas, o que pode contribuir para a construção de uma rede de contatos profissionais e para a troca de experiências e conhecimentos.
  • Estágios e projetos: as universidades públicas oferecem diversas oportunidades de estágio e projetos de pesquisa, o que pode permitir aos estudantes a vivência prática da sua área de formação, além de proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades que são valorizadas pelo mercado de trabalho.

Em resumo, a universidade pública pode oferecer uma formação de qualidade e um conjunto de habilidades e competências que são valorizadas no mercado de trabalho, contribuindo para a inserção profissional e para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso.

O que você está esperando? Faça o ENEM! Você tem até o dia 28 de abril para solicitar a isenção e fazer a prova sem pagar nada (veja na bio o passo a passo para pedir a isenção).

O que você está esperando? Faça o ENEM! Você tem até o dia 28 de abril para solicitar a isenção da taxa de inscrição e fazer a prova sem pagar nada (veja na bio o passo a passo para pedir a isenção).

*Fonte: IBGE – PNAD Contínua 2019

Deixe um Comentário





um × 3 =