Observatório do Conhecimento tem reunião com presidente do CNPq

O Observatório do Conhecimento está em Brasília esta semana em uma agenda de atividades no Executivo e Legislativo. Durante as reuniões, vai ser apresentado o balanço do Censo da Educação Superior preparado pelo Observatório. Também vai ser a oportunidade da rede apresentar suas propostas para a reconstrução da Pesquisa e do Ensino Superior, que foram desmontadas nos últimos anos, especialmente no governo Bolsonaro.

A primeira reunião desta terça-feira (28) foi com o presidente do CNPq, Ricardo Galvão, que disse que recebeu material produzido pelo Observatório durante a transição de governo. Galvão explicou também que um dos principais trabalhos da equipe de transição foi fazer um diagnóstico da situação e planejar as ações dos cem primeiros dias de conversa. 

Ricardo Galvão recebeu o Observatório no CNPq

A professora Monica Stival, da Universidade Federal de São Carlos, representante da ADUFSCar no Observatório, avaliou como bastante positiva a reunião. “Achei muito importante ele já ter tido contato com material produzido pelo Observatório, mostra que estamos em um lugar de destaque nessa interlocução pela reconstrução da Pesquisa e da Educação Superior”, disse. “Conversamos por aproximadamente duas horas, e debatemos os desafios da Ciência e Tecnologia, falamos da importância da recomposição do Orçamento do Conhecimento e de programas que vão reconstruir a Ciência, a Tecnologia e a Educação Superior no país”, contou Mônica.

Galvão também ouviu a proposta de estudo que o Observatório está desenvolvendo sobre as pesquisas que não puderam ser realizadas ou tiveram que ser interrompidas por causa dos cortes orçamentários nos últimos anos. “Ele achou muito interessante a pesquisa e disse que quer ver os resultados”, contou a professora Mônica. Galvão também disse que vai colocar os dados do CNPq à disposição para a pesquisa.

Os representantes do Observatório também foram recebidos pela deputada federal Ana Pimentel (PT-MG). A conversa foi sobre pontos importantes para as universidades públicas, como a retomada de obras nos campi e políticas de assistência estudantil que garantam a permanência dos estudantes nas universidades, especialmente os cotistas. A deputada também informou que vai atuar na Frente Parlamentar Mista da Educação, que ela considera um ponto estratégico na luta pela universidade pública.

A deputada federal Ana Pimentel (centro) com os representantes do Observatório

“Fico muito feliz de firmar a continuidade dessa parceria com o Observatório do Conhecimento, porque sei da importância das ações e atividades desenvolvidas pela rede e que servem como ferramenta de mobilização para a construção da universidade que queremos”, comentou a deputada Ana Pimentel. “A sociedade também ganha quando um grupo de tamanha qualidade técnica se une ao Parlamento para nos fornecer informações que podem ampliar a nossa luta e a elaboração das políticas educacionais que serão prioridade nesse novo país que estamos construindo, no qual as universidades, a Ciência e a Tecnologia precisam ter papel estratégico e definidor de horizontes”, avaliou a parlamentar.

Deixe um Comentário





dois × 3 =