MEC anuncia novas 5.300 bolsas de pós-graduação da Capes

Na quinta-feira, 2 de março de 2023, o Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que serão distribuídas 5.300 novas bolsas de estudo pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para alunos de pós-graduação. Com essa medida, o governo espera que o número de estudantes bolsistas na modalidade alcance 89.600. Santana destacou que dos 6.000 cursos de mestrado e doutorado (stricto sensu) registrados no Brasil, 3.258 receberão esse incentivo.

O aumento no número de bolsas é resultado dos novos cálculos do modelo de concessão, que foram atualizados em 2023. Além da nota na avaliação da Capes e do enquadramento do curso como mestrado ou doutorado, também será considerado o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal). O Ministério da Educação (MEC) busca com essa medida priorizar a concessão de bolsas a estudantes dos municípios mais pobres.

Em 26 de fevereiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou o aumento no valor das bolsas destinadas a estudantes de graduação, pós-graduação e ensino médio. Esses valores estavam congelados desde 2013. As bolsas foram reajustadas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), que é vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, pela Capes e pelo programa Bolsa Permanência, ambos vinculados ao Ministério da Educação.

Deixe um Comentário





dezessete − dez =