Ensino técnico x Ensino Superior: uma falsa polêmica?

No dia 7/10, o ministro da Educação Abraham Weintraub, disse, durante evento público, que é preciso investir no ensino técnico, em detrimento do ensino superior. Na fala do ministro, reproduzida pelo portal G1:

“Está cheio de doutor sem emprego, mas é difícil ter um bom encanador passando fome ou na fila do Bolsa Família. É difícil um eletricista, um técnico bom, que não consegue se virar”

A oposição entre um e outro cria uma falsa polarização por vários motivos. Os 3 principais são.

1 – A falta de empregos qualificados no Brasil é fruto da falta de investimento em Inovação em Ciência e Tecnologia, e não deriva do excesso de doutores do país. O atual governo vem cortando e contingenciando cada vez mais o orçamento na área. 

2 – Quanto mais investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação houver, maior o desenvolvimento e maior a demanda por empregos técnicos qualificados. 

3 – A função do Ministério da Educação é justamente contribuir para que a juventude do país possa conseguir um futuro melhor do que apenas “se virar” e “não passar fome”. E não há futuro sem investimento em educação superior, ciência e tecnologia.

Link para a reportagem do site:

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/10/07/esta-cheio-de-doutor-sem-emprego-mas-e-dificil-um-encanador-em-fila-do-bolsa-familia-diz-weintraub-ao-defender-ensino-tecnico.ghtml

Cortes e remanejamentos no FNDCT

Deixe um Comentário





quinze + dois =