Ensino técnico x Ensino Superior: uma falsa polêmica?
No dia 7/10, o ministro da Educação Abraham Weintraub, disse, durante evento público, que é preciso investir no ensino técnico, em detrimento do ensino superior. Na fala do ministro, reproduzida pelo portal G1:
“Está cheio de doutor sem emprego, mas é difícil ter um bom encanador passando fome ou na fila do Bolsa Família. É difícil um eletricista, um técnico bom, que não consegue se virar”
A oposição entre um e outro cria uma falsa polarização por vários motivos. Os 3 principais são.
1 – A falta de empregos qualificados no Brasil é fruto da falta de investimento em Inovação em Ciência e Tecnologia, e não deriva do excesso de doutores do país. O atual governo vem cortando e contingenciando cada vez mais o orçamento na área.
2 – Quanto mais investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação houver, maior o desenvolvimento e maior a demanda por empregos técnicos qualificados.
3 – A função do Ministério da Educação é justamente contribuir para que a juventude do país possa conseguir um futuro melhor do que apenas “se virar” e “não passar fome”. E não há futuro sem investimento em educação superior, ciência e tecnologia.
Link para a reportagem do site:
Cortes e remanejamentos no FNDCT