Crianças fazem ciência!

A pesquisa realizada por crianças inglesas na escola primária de Blackawton, no Reino Unido, ficou conhecida como o “Estudo Blackawton Bees”. Este projeto é notável por ter sido conduzido por crianças de idades entre 8 e 10 anos e foi publicado em uma revista científica revisada por pares, o que é uma conquista rara e super bacana. A pesquisa concentrou-se no comportamento das abelhas, especificamente em como elas respondiam a diferentes cores de flores.

A pesquisa envolveu um grupo de crianças lideradas pelo Dr. Beau Lotto, que se envolveu na escola local para ajudar a estimular o interesse delas pela ciência. As crianças projetaram um experimento simples que envolvia a criação de cartazes coloridos com formas geométricas e padrões em preto e branco. Eles colocaram esses cartazes perto das colmeias e observaram como as abelhas reagiam.

Os resultados surpreendentes deste estudo mostraram que as abelhas eram capazes de reconhecer e lembrar as cores e padrões nos cartazes e preferiam visitar flores com essas características. Isso foi uma descoberta importante, pois desafiou a suposição anterior de que as abelhas só viam o mundo em cores de flores, em vez de padrões.

A pesquisa foi publicada na renomada revista científica “Biology Letters” em 2011 sob o título “Blackawton Bees”. A publicação tornou-se um marco na educação científica, demonstrando que as crianças podem conduzir pesquisas de alta qualidade e contribuir para o avanço do conhecimento científico.

O “Estudo Blackawton Bees” destacou a importância de incentivar a curiosidade científica em crianças desde cedo e mostrou que a ciência pode ser acessível e divertida, independentemente da idade. Além disso, o projeto ressaltou que novas perspectivas e descobertas podem surgir de fontes inesperadas, incentivando a diversidade e a maior participação nos processos na pesquisa científica.

Abaixo a conclusão da pesquisa:

Principal finding ‘We discovered that bumble-bees can use a combination of colour and spatial relationships in deciding which colour of flower to forage from. We also discovered that science is cool and fun because you get to do stuff that no one has ever done before. (Children from Blackawton)’.

A principal descoberta ‘Descobrimos que as abelhas-bombus podem usar uma combinação de cores e relações espaciais para decidir de qual cor de flor coletar néctar. Também descobrimos que a ciência é legal e divertida porque você pode fazer coisas que ninguém fez antes. (Crianças de Blackawton).’

Fofo né? Para ler a pesquisa na integra, que tem a linguagem das crianças, acesse: https://royalsocietypublishing.org/doi/10.1098/rsbl.2010.1056

Deixe um Comentário





9 − seis =