O Boletim #2 está no mundo!

Que tal conferir um pouco mais das temáticas abordadas?

No décimo primeiro texto “Candidaturas à reeleição de deputados federais de Nova Iguaçu: entre as esferas municipal, estadual e nacional” (p. 60-65), o mestrando em Sociologia Política Victor David analisa as pré-candidaturas à reeleição de três deputados federais do Rio de Janeiro que são de Nova Iguaçu para entender o modo como essas candidaturas se relacionam com as três esferas de poder.

Confira o texto abaixo!

_____
Candidaturas à reeleição de deputados federais de Nova Iguaçu: entre as esferas municipal, estadual e nacional
Victor Escobar David [62]

Resumo O presente texto é parte da pesquisa do Projeto de Monitoramento Eleitoral 2022 e tem por objetivo analisar as pré-candidaturas à reeleição de três deputados federais do Rio de Janeiro que são de Nova Iguaçu para entender o modo como essas candidaturas se relacionam com as três esferas de poder. Nossa hipótese é que as três candidaturas evidenciam a consolidação de uma posição política em Nova Iguaçu, pelo fortalecimento de bases eleitorais e interação com prefeito e vereadores da cidade, bem como suas posições na eleição para governador do Rio de Janeiro e no cenário político nacional. Para tal estudo, foram analisadas fontes documentais, através de sites jornalísticos e governamentais, além de sites particulares dos candidatos e de suas redes sociais.

Objetivo da pesquisa e identificação das candidaturas

A ideia inicial seria de observar as pré-candidaturas de três políticos de Nova Iguaçu à reeleição ao cargo de deputado federal nas eleições de 2022, sendo eles: Doutor Luizinho (Progressistas), Rosângela Gomes (Republicanos) e Juninho do Pneu (União Brasil), de modo a investigar o nível de interação e a relevância dessas candidaturas com o cenário político nas esferas municipal, estadual e federal. Com isso, trataremos separadamente das três candidaturas, apresentando uma breve biografia dos candidatos, ressaltando questões partidárias e de posicionamento político-estratégico nas esferas municipal, estadual e nacional.

A – Dr. Luizinho (Luiz Antonio de Souza Teixeira Jr) (Progressistas)

O deputado Dr. Luizinho exerce seu primeiro mandato como deputado federal e atualmente é presidente estadual do Progressistas e vice-líder do partido na Câmara. Foi secretário municipal de saúde de Nova Iguaçu (2013-2015) e secretário estadual de saúde (2016-2018). Na eleição de 2018, a primeira que disputou, recebeu a maior votação de sua coligação, com cerca de 103 mil votos[63]. A importância de mapear a candidatura deste deputado se deve, primeiramente, à sua posição dentro do partido e à atividade parlamentar, já que o PP é base de apoio do governo Bolsonaro e que provavelmente estará na coligação do governador Cláudio Castro[64].

O PP possui a terceira maior bancada da Câmara dos Deputados, com 55 parlamentares, e a presidência da casa, exercida pelo deputado Arthur Lira (PP-AL). Inclusive, Arthur Lira cogitou o nome de Dr. Luizinho para substituir o General Eduardo Pazuello na gestão do Ministério da Saúde, como noticiado na imprensa[65]. Há também uma forte relação entre o papel partidário de Dr. Luizinho com a política municipal de Nova Iguaçu, seu município natal e de maior influência eleitoral. Isso porque o prefeito da cidade, Rogério Lisboa, que se encontra em seu segundo mandato, sendo eleito em primeiro turno nas eleições de 2020 com 218.396 votos (62,10%)[66], elegeu-se pelo PP.

Além disso, o Progressistas foi o único partido que elegeu mais de um vereador em Nova Iguaçu nas eleições de 2020, com os candidatos Carlinhos BNH e Dr. Marcio Guerreiro, respectivamente o 5º e o 11º mais votados, sendo também o partido mais votado do pleito e o único que atingiu o quociente eleitoral[67], com 33.968 votos.

Outro fenômeno a ser observado é a composição da Câmara dos Vereadores de Nova Iguaçu e o possível impacto do apoio de vereadores aos candidatos a deputado federal da cidade. A Câmara ganhou protagonismo, em 2019, ao diminuir o número de vereadores, de 17 para 11 cadeiras[68], número pequeno para uma cidade de mais de 800 mil habitantes e que teve quase 370 mil votos válidos nas eleições[69]. Com isso, houve uma maior concentração de representatividade eleitoral em torno dos vereadores eleitos.

Em suma: Dr. Luizinho é vice-líder do partido na Câmara dos Deputados, tendo relevância para o governo Bolsonaro; como presidente estadual do PP, terá papel fundamental no apoio do partido à reeleição de Cláudio Castro; a nível municipal, em Nova Iguaçu, seu partido foi o mais votado nas eleições de 2020 para o cargo de vereador e também é o partido do prefeito.

B- Rosângela Gomes (Republicanos)

A deputada Rosângela Gomes desperta atenção especial nesse estudo, tanto pela sua carreira política quanto pelo seu pertencimento enquanto mulher negra, da Baixada Fluminense e evangélica, ligada à IURD. Dos três candidatos abordados nesta seção, ela é a que tem o maior currículo político e disputa seu terceiro mandato como deputada federal. Além disso, foi vereadora de Nova Iguaçu por três mandatos (2001-2004, 2005-2008 e 2009-2010), sendo o primeiro pelo PL e os demais pelo PRB, antiga denominação do Republicanos, e Deputada Estadual (2011- 2015)[70].

Há fatos relevantes na trajetória política da candidata: em sua primeira eleição como vereadora, foi a única mulher eleita em Nova Iguaçu; em seu segundo mandato, foi a terceira mais votada no município, com 6.262 votos; candidatou-se ao Senado em 2006, ficando em quinto lugar, com mais de 264.155 votos; nas eleições de 2014, foi a 14ª candidata mais votada, com 101.686 votos e, em 2018, foi reeleita como a 17ª mais votada, com 63.952 votos[71].

Embora se verifique uma diminuição de votos se comparadas as eleições de 2014 e 2018, observa-se que a deputada vem ganhando destaque em questões partidárias. Atualmente, ela é a representante do Republicanos na mesa diretora da Câmara dos Deputados, ocupando a posição de 4ª secretária[72] e também a 4ª vice-presidente nacional do partido. Além disso, percebe-se pela análise das redes sociais a proximidade dela com o presidente nacional da sigla, o deputado federal por São Paulo e bispo licenciado da IURD, pastor Marcos Pereira, e também em encontros com embaixadores e autoridades de diversos países[73].

A deputada também registra muitos momentos em igrejas evangélicas de toda a Baixada Fluminense, onde aparece participando ativamente das atividades e recebendo orações, dando destaque aos pastores que presidem os cultos[74]. A nível municipal, o Republicanos elegeu um vereador para a Câmara de Nova Iguaçu nas eleições de 2020, Claudio Haja Luz, o 4º mais votado no pleito, com 7.654 votos, com apoio maciço de Rosângela Gomes, que foi candidata à prefeitura nesta ocasião, ficando em 4º lugar com 19.791 votos[75].

Através candidatura de Rosângela Gomes, portanto, será possível observar a relação entre um segmento do voto evangélico, em especial na Baixada Fluminense, bem como sua correlação com a política municipal, ainda mais levando-se em conta que o prefeito Rogério Lisboa chegou a ser cotado como vice da chapa de Cláudio Castro ao Governo do Estado[76], o que reforça a expressão política do município.

C – Juninho do Pneu (Rogério Teixeira Junior) (União Brasil)

Sobre a carreira política de Juninho do Pneu, foi vereador de Nova Iguaçu por dois mandatos (eleições de 2012 pelo PR e de 2016 pelo MDB), chegando a ser presidente da Câmara, e eleito deputado federal nas eleições de 2020 pelo DEM com 45.087 votos[77]. Também ocupou o cargo de secretário de transportes da gestão de Cláudio Castro no período de 20 de junho de 2021 a 24 de novembro de 2021, quando foi exonerado[78].

Um fato interessante de sua carreira política é que foi eleito vice-prefeito na chapa de Rogério Lisboa na eleição de 2020, numa coligação que contou com 11 partidos (PV, PSL, PP, DEM, Avante, PDT, MDB, PL, Cidadania, Patriota e Pros), mas que não assumiu a vaga ao, após decisão judicial, optar por permanecer no mandato de deputado federal[79].

Dessa forma, percebe-se uma relação muito profícua entre o deputado e o executivo municipal, já que foi eleito vice-prefeito há dois anos na chapa de Rogério Lisboa, e estadual, por conta da secretaria que ocupou.

Entretanto, maior atenção deve se dar ao deputado por conta de sua situação partidária e das articulações do União Brasil na eleição para governador[80] – se lançará o candidato Anthony Garotinho ou se apoiará a reeleição do governador Cláudio Castro, e também a nível nacional.

Conclusão

Conforme demonstrado, percebe-se o grau de interação das três pré-candidaturas à reeleição com o cenário político municipal de Nova Iguaçu, representado principalmente pelas articulações com o prefeito e os vereadores do município; estadual, por conta do papel eleitoral dos partidos em que estão filiados na reeleição do governador Cláudio Castro, e também no âmbito nacional a depender das coligações firmadas por esses partidos. Dessa forma, devem continuar sendo mapeadas as referidas pré-candidaturas para que sejam confirmadas, ou não, as previsões identificadas neste presente artigo no decorrer da campanha eleitoral, bem como sua relação com outras linhas de pesquisa do projeto.

_____

[62] Advogado, pós-graduado em Direito Eleitoral pela PUC/MG e mestrando em Sociologia Política pelo IUPERJ/UCAM.

[63] Informações obtidas no portal da Câmara dos Deputados e no site do deputado. Disponível em: https://doutorluizinho.com.br/

[64] https://www.tribunadaimprensadigital.com.br/noticia/ciro-nogueira-e-claudio-castro-prestigiam-filiacao-ao-pp-de-quatro-deputados-federais-no-rio-na-presenca-de-mais-de-300-pessoas

[65] https://congressoemfoco.uol.com.br/area/governo/dr-luizinho-governo-conduziu-mal-a-pandemia/

[66] https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/11/15/rogerio-lisboa-e-reeleito-prefeito-de-nova-iguacu.ghtml

[67] https://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/estatisticas-eleitorais

[68] https://extra.globo.com/noticias/rio/projeto-que-reduz-de-17-para-11-numero-de-vereadores-em-nova-iguacu-aprovado-causa-polemica-23638327.html

[69] https://www.tse.jus.br/eleitor/estatisticas-de-eleitorado/consulta-por-municipio-zona

[70] https://www.camara.leg.br/deputados/178945/biografia

[71] https://www.camara.leg.br/deputados/178945/biografia

[72] https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/mesa

[73] https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/mesa

[74] https://www.instagram.com/deputadarosangelagomes/

[75] https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2020/apuracao/1turno/rj/nova-iguacu/

[76] https://extra.globo.com/noticias/extra-extra/rogerio-lisboa-inicia-aproximacao-com-castro-pode-ocupar-vaga-de-vice-25355099.html

[77] https://www.camara.leg.br/deputados/204457/biografia

[78] https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/blog/edimilson-avila/noticia/2021/11/23/claudio-castro-exonera-juninho-do-pneu.ghtml

[79] https://www.conjur.com.br/2021-mai-08/stj-mantem-decisao-considerou-ilegal-adiar-posse-vice-prefeito

[80] https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2022/05/21/garotinho-afasta-uniao-brasil-de-castro-no-rj.htm

Deixe um Comentário





doze − 4 =