A cara da universidade pública: Tatiana Miranda

Meu nome é Tatiana Miranda, sou Médica de Família e Comunidade (MFC) e docente na Universidade Federal de São João del-Rei. Comecei a dar aulas há pouco tempo, em 2017.

Desde então trabalho no Programa de Residência Médica em MFC. Atualmente com 9 médicos em especialização, atuando em 6 municípios e proporcionando a essas cidades um atendimento diferenciado na atenção básica e o fortalecimento do SUS. A MFC é uma especialidade médica, como a cardiologia, pediatria… Os(as) MFC são especialistas em cuidar de pessoas ao longo da vida, independente do gênero, idade, ou possíveis doenças.

Ter um programa de residência em um município do interior é importante para garantir o acesso a médicos(as) especializados(as), visto que existe uma concentração destes profissionais nos grandes centros urbanos e, na maioria das vezes, poucos têm interesse em atuar nas pequenas cidades.

Também trabalho em um programa de extensão, que muito me motiva, o @idasevindasufsj Idas e Vindas – construindo fluxos e fortalecendo redes de cuidado à mulher em situação de violência em SJDR. Desde 2019 temos levantado dados da rede de saúde, segurança pública e assist. social onde as mulheres em situação de violência são acolhidas no município. Nosso objetivo agora é divulgar o catálogo produzido com estes dados, e fortalecer a rede de informação onde mulheres possam ser atendidas e acolhidas da melhor forma possível.

Estamos num momento que é urgente falar sobre isso. Precisamos de uma rede de apoio pessoal, e ao mesmo tempo uma rede de serviços. A violência contra a mulher (psicológica, moral, patrimonial, sexual e física) adoece, e isso me move também como médica.

Acredito que o trabalho realizado na universidade pública, gratuito e de qualidade, é uma oportunidade de retorno para a sociedade. É uma chance de pensar em processos diferentes, de retroalimentar a sociedade com uma energia nova e mostrar que vale a pena o investimento e os anos dedicados a esse processo.

Deixe um Comentário





quinze − treze =