Alto custo das revistas acadêmicas estrangeiras é mais um obstáculo para a Ciência brasileira

O alto custo das revistas acadêmicas estrangeiras pode estar restringindo o potencial da ciência brasileira. De acordo com uma reportagem da GZH, as instituições de pesquisa no Brasil gastam milhões de dólares anualmente para acessar os artigos científicos publicados nessas revistas, muitas vezes sem poder arcar com os altos custos das assinaturas.

A falta de acesso ao conhecimento científico mais recente pode prejudicar o avanço da ciência no país, especialmente em áreas onde a pesquisa é menos desenvolvida. Por exemplo, em algumas áreas de ciências sociais e humanidades, as publicações nacionais são limitadas e muitas vezes não são indexadas em bases de dados internacionais, o que pode dificultar o acesso dos pesquisadores brasileiros ao conhecimento científico mais atualizado.

Além disso, muitos pesquisadores brasileiros enfrentam problemas com o sistema atual de avaliação científica, que favorece a publicação em revistas internacionais renomadas. Essas revistas são frequentemente caras e difíceis de acessar, o que pode desencorajar os pesquisadores brasileiros de publicar seus trabalhos em publicações nacionais e, consequentemente, limitar o avanço da ciência brasileira.

Leia a matéria completa.

Deixe um Comentário





12 − 8 =