O Observatório do Conhecimento e o Observatório Político e Eleitoral (OPEL) divulgam o boletim dos voluntários do Monitoramento Eleitoral 2022.

É com muita alegria que anunciamos a expansão do Monitoramento Eleitoral 2022 com este boletim composto pelos temas pesquisados por estudantes de graduação voluntárias e voluntários.

Nessa primeira edição, as voluntárias e voluntários pesquisaram os seguintes temas: candidatos a deputado federal em Nova Iguaçu; o poder local em Nova Iguaçu; a Bancada da bala na ALERJ, o movimento negro e as eleições para o legislativo; as mulheres negras e as eleições; analisando o papel de Washington Reis e André Ceciliano, duas das principais lideranças da Baixada Fluminense; candidaturas de mulheres; candidaturas LGBTQIA+; O papel da Igreja Assembleia de Deus na política cristã; economia e as eleições: o recuo da agenda liberal; e as eleições para o governo do Estado de São Paulo.

A ampliação com o voluntariado é fundamental para que o Monitoramento Eleitoral do OPEL aprofunde temas que são cruciais no pleito de 2022 e que as/os bolsistas não têm condições de analisar. Assim, trazemos dois textos sobre a Baixada Fluminense, território fundamental das eleições no Estado do Rio de Janeiro; a questão racial e as eleições se desdobra em duas pesquisas, uma sobre mulheres negras e outra sobre candidaturas negras para o legislativo; candidaturas de mulheres; candidaturas LGBTQIA+; o tema dos evangélicos é explorado na especificidade da Assembleia de Deus; a questão econômica; e as eleição para governador no Estado de São Paulo.

O boletim do voluntariado terá uma variação de temas que não veremos no boletim dos bolsistas. Isso se explica pelo vínculo voluntário, que é mais irregular e intermitente. Mas não há nenhuma diferença no rigor da pesquisa feita pelas graduandas/graduandos que aceitaram o desafio de monitorar as eleições de 2022 mesmo sem receber um apoio financeiro mínimo para estruturar esse esforço. Temos orgulho de contar com estudantes da UFRJ, UFRRJ, UNIRIO, UFF, USP e UFMA nesse projeto.

Esperamos nos próximos meses abordar mais temas de importância fundamental, tais como meio ambiente, bancada da bala, outras dimensões da economia, ampliar a diversidade do mapeamento das lideranças evangélicas, entre outras e, desta maneira, ampliar nossa contribuição para uma formação cidadã e divulgação científica em ciência política a favor da democracia brasileira.

Clique aqui e confira o pdf do boletim dos voluntários de Junho!

Deixe um Comentário





dezoito − 6 =