O Boletim #7 está no mundo!

Que tal conferir um pouco mais das temáticas abordadas?

No oitavo texto “Monitoramento das propostas e campanhas eleitorais dos candidatos ao governo do Estado de São Paulo” (p. 44-49), a graduanda em Ciências Sociais Ana Yuki Trigilio apresenta os dados relacionados à eleição para o Governador do Estado de São Paulo obtidos a partir do acompanhamento e monitoramento da intenção de voto dos paulistas, dos debates entre candidatos e de suas repercussões na sociedade, além de examinar outros acontecimentos políticos relevantes, tanto na esfera estadual como na federal.

Confira o texto abaixo!

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Monitoramento das propostas e campanhas eleitorais dos candidatos ao governo do Estado de São Paulo Ana Yuki Kurimoto Trigilio[61]

Resumo Este informe é produto da pesquisa do Projeto de Monitoramento Eleitoral 2022 e tem por objetivo informar o eleitor sobre os dados relacionados à eleição para o Governador do Estado de São Paulo obtidos a partir do acompanhamento e monitoramento da intenção de voto dos paulistas, dos debates entre candidatos e de suas repercussões na sociedade, além de examinar outros acontecimentos políticos relevantes, tanto na esfera estadual como na federal. A partir desse monitoramento, busca-se encontrar quais são as variáveis que influenciam e definem o voto do eleitor paulista na eleição de 2022.

Ao compararmos as intenções de voto para Governador do Estado de São Paulo, desde que as pesquisas62 iniciaram-se, em meados de junho, até o momento, podemos notar que Fernando Haddad (PT) foi o candidato com maior porcentagem de crescimento, de 27% em 03/06 para 35% no início de setembro, no entanto, Haddad também é o candidato com maior porcentagem de rejeição, segundo pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada dia primeiro deste mês, o candidato possui 36% de rejeição63, ou seja, de eleitores que afirmam que não votariam de forma alguma no candidato, seja no 1º ou 2º turno. Outra questão a ser observada é o crescimento das intenções de voto do candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos), que usufruiu de um crescimento de 7% em quase um mês, do dia 09/08 ao dia 24/08, o maior crescimento nesse intervalo de tempo em relação aos outros dois candidatos com maiores intenções de voto. No entanto, decaiu 3% de intenção de votos em 10 dias, diferença entre as duas últimas pesquisas. Inclusive, pela mesma pesquisa que coletou a taxa de rejeição do candidato Haddad, constatou que Tarcísio, o segundo com maior taxa de intenção de votos, no momento, é também o segundo com maior taxa de rejeição, em 24%. Essa variação é interessante quando comparamos esses números e as datas de alguns eventos importantes relacionados à eleição:

07/08 – (domingo): debate entre candidatos (Fernando Haddad, Tarcísio de Freitas, Rodrigo Garcia, Vinícius Poit e Elvis Cezar) ao cargo de Governador de São Paulo pela Band;

16/08 – início dos atos de campanha e propaganda eleitoral paga;

26/08 – início oficial da propaganda eleitoral gratuita na Televisão e na Rádio;

09/09 – (sexta-feira): debate entre os candidatos ao cargo de Governador de São Paulo pela Rede TV!;

13/09 – (terça-feira): debate entre os candidatos ao cargo de Governador de São Paulo pela TV Cultura;

17/09 – (sábado): debate entre os candidatos ao cargo de Governador de São Paulo em modelo pool64 nas emissoras: CNN, Veja, SBT, O Estado de S.Paulo, NovaBrasil FM e Terra;

19/09 – (segunda-feira): debate entre os candidatos ao cargo de Governador de São Paulo pela Folha/UOL;

27/09 – (terça-feira): debate entre os candidatos ao cargo de Governador de São Paulo pela Globo.

Na pesquisa realizada entre os dias 20/08 e 24/08 é constatada o maior crescimento de intenção de votos do candidato Tarcísio de Freitas, ou seja, isso pode ser fruto das campanhas eleitorais pagas e/ou do debate ocorrido no dia 07/08, sendo esse um tempo considerável para que as ideias e campanhas defendidas pelos candidatos no debate sejam divulgadas entre os eleitores. Porém, na pesquisa feita entre os dias 30/08 e 01/09, Tarcísio sofre uma perda de 3% de intenções de voto, enquanto Haddad ganha 7% de intenções. O ponto central é entender o que causou essa variação tão acentuada em tão pouco tempo. Ao olharmos os principais eventos, nota-se que a pesquisa abrange o início das campanhas eleitorais gratuitas nos veículos de rádio e televisão, ou seja, talvez a propaganda eleitoral esteja influenciando a decisão do eleitor. Outra hipótese é que essa variação seja fruto, também, das repercussões do primeiro debate entre os candidatos ao governo de São Paulo, ocorrido no dia 07/08. Isso porque, foi mapeada as principais preocupações do eleitor paulista65, e em primeiro lugar encontra-se a área de educação, mais especificamente a educação infantil, o ENEM e o ingresso na Universidade, temas esses que compõem a base da campanha de Fernando Haddad, inclusive, na campanha atual, Haddad está muito focado na questão da alfabetização das crianças de São Paulo.

Ainda comparando a variação das porcentagens de intenção de voto e os eventos eleitorais, paira a hipótese sobre qual o alcance das propagandas eleitorais televisivas. Isso porque Rodrigo Garcia é o candidato que possui o maior tempo66, com 4 minutos e 17 segundos de publicidade, praticamente o dobro dos seus principais concorrentes, Fernando Haddad e Tarcísio de Freitas. Tarcísio é o segundo com maior tempo de propaganda eleitoral e Haddad o terceiro. Essa decisão da quantidade do tempo é definida a partir do número de coligações entre os partidos, ou seja, quanto maior o número de partidos presentes na aliança, maior o tempo de propaganda. Portanto, se a propaganda eleitoral possui grande influência sob o voto do eleitor paulista, Rodrigo, que no momento possui 15% de intenções de voto, deverá aumentar essa porcentagem até o final do mês de setembro.

Até o momento da produção deste boletim, ocorreu apenas um debate entre os candidatos ao Governo de São Paulo, no dia 07 de agosto. Ao analisar as falas e argumentações dos candidatos é possível notar algumas estratégias. Em menção à Tarcísio de Freitas, que possui como padrinho o candidato à Presidência Jair Messias Bolsonaro, ambos possuem ideologias e propostas semelhantes, com isto, Tarcísio apela para o eleitor evangélico, a exemplo quando inicia sua fala no debate do dia 07 de agosto, começa com um agradecimento à Deus, sugerindo uma abordagem para cativar o eleitor evangélico e cristão em geral, parcela essa que, segundo o pesquisador José Rebouças da S. Segundo, possui um espectro político conservador de direita67 e faz parte da base de apoio do candidato Jair Messias Bolsonaro.

Conclusão

A menos de 30 dias para o 1º turno das eleições para governador de São Paulo, ainda há espaço para alterações nas porcentagens de intenção de voto. Pela margem, Haddad possui certa tranquilidade por possuir a maior porcentagem de intenção de votos, além de ter aumentado sua porcentagem de apoio do eleitorado no último mês.

Tarcísio de Freitas e Rodrigo Garcia encontram-se, agora, com taxas de intenção mais próximas, Tarcísio com 21%, Rodrigo com 15%, considerando os votos nulos e brancos e a parcela que ainda não sabe em quem irá votar. Assim, ainda é possível afirmar que há certa disputa sobre qual será o segundo candidato a ir para o 2º turno com Fernando Haddad.

Os próximos debates serão de grande importância pois serão grandes oportunidades para os candidatos exporem suas futuras ações e suas campanhas. Também a ação dos padrinhos, Luís Inácio da Silva Lula e Jair Messias Bolsonaro pode influenciar a visão do eleitor, tendo em vista que os candidatos Fernando Haddad e Tarcísio de Freitas escolheram vincular seus nomes ao de seus padrinhos, seguindo ideologicamente suas ações e ideias. Assim, seguimos mapeando os principais acontecimentos e debates, a fim de tentar registrar um padrão do eleitor paulista.

Também, agora, começam com maior intensidade pesquisas especulativas sobre o 2º turno para o governador de São Paulo, sendo essa um pouco mais difícil de prever e especular no momento, visto que até essa data ainda há 2 meses de campanha e de movimentações, dando margem para muitos acontecimentos.


[61] Graduanda de Ciências Sociais pela USP.

[62] Pesquisas utilizadas como base: pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA, pesquisa do Instituto Datafolha, pesquisa Instituto Paraná, pesquisa Quaest, pesquisa Ipec.

[63] Instituto Datafolha.

[64] Quando as emissoras se unem para fazer uma transmissão simultânea, ao invés de independente.

[65] Cobertura da equipe da emissora Band, nas buscas online dos usuários paulistas no dia do debate (07/08) entre os candidatos ao Governo de São Paulo.

[66] https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/eleicoes/2022/noticia/2022/08/19/rodrigo-garcia-tera-quase-o-dobro-do-tempo-de-propaganda-na-tv-e-no-radio-em-relacao-a-tarcisio-e-haddad.ghtml

[67] REBOUÇAS, José. O papel da Igreja Assembleia de Deus na política cristã (2022).

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