Bancada da Bala na ALERJ: números e perfis, por Igor Aguiar
O Boletim #2 está no mundo!
Que tal conferir um pouco mais das temáticas abordadas?
No décimo segundo texto “Bancada da Bala na ALERJ: números e perfis” (p. 66-69), o graduando em Ciências Sociais Igor Aguiar apresenta dados quantitativos e qualitativos referentes a Bancada da Bala na ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) como composição da bancada, alianças e discursos dos políticos agentes de segurança pública
Confira o texto abaixo!
_____
Bancada da Bala na ALERJ: números e perfis
Igor Aguiar [81]
Resumo O presente texto faz parte da pesquisa de monitoramento das eleições de 2022 do Observatório Político Eleitoral e busca apresentar dados quantitativos e qualitativos referentes a Bancada da Bala na ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) como composição da bancada, alianças e discursos dos políticos agentes de segurança pública. Nossa hipótese é que o crescimento desses personagens tem forte alinhamento com a imagem do presidente Jair Bolsonaro. Para tal estudo, foram utilizadas matérias de jornais, site da ALERJ e do TSE, análises das redes sociais e afins.
Quem compõe a bancada da bala na ALERJ?
A bancada da bala é o nome designado aos agentes de segurança pública que atuam na política com ideologias conservadoras, geralmente com discursos armamentistas, pautas discriminatórias que refletem em suas propostas legislativas.
A pesquisa identificou que na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, 14 deputados são agentes de segurança e 10 se relacionam fortemente com essas características, sendo eles:
Como atuam na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro?
O conservadorismo não se limita apenas ao discurso, mas avança nos espaços de poder. Os deputados dessa corrente ideológica atuam fortemente na ALERJ articulando propostas que consolidam seus ideais, sendo todas elas dispostas em discurso semelhante ao reivindicado por Jair Bolsonaro
Como por exemplo, o deputado Charlles Batista que em 28/10/2021 protocolou o projeto de lei número 21210305067 que previa proibir a transição de qualquer publicidade que expressasse uma “Alusão a preferências sexuais e movimentos sobre diversidade sexual” por qualquer veículo de mídia no estado do Rio de Janeiro.
Muito próximo de seu aliado, Alana passos no dia 27/05/2021 propôs na Câmara o projeto 20210304240 que vetava a utilização de verbas públicas para eventos que “promovam a sexualização de crianças e adolescentes” referindo-se a qualquer evento cultural que tivesse mínima diversidade de gênero e sexualidade em sua apresentação.
O crescimento alinhado ao Bolsonaro
Os agentes de segurança pública conquistaram papel significativo no cenário político brasileiro. Essa relevância é claramente expressa nos números de suas candidaturas e na proporção do espaço que ocuparam na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Conforme apresentado na tabela abaixo, a bancada da bala teve significativo e gradual avanço entre os pleito de 2002 e 2018:
Como podemos observar, em 2002, os agentes de segurança pública ocuparam 2 lugares na ALERJ, em 2006 conquistaram 7 cadeira, em 2010 ocorre uma retração elegendo 5 deputados, já em 2014 sobe para 6 e em 2018, ano de candidatura de Jair Bolsonaro em 2018, apresenta elevado crescimento com 14 deputados eleitos. Esse aumento não é uma coincidência, está estritamente ligado à ideologia radical de Bolsonaro, onde esses agentes reproduziram o discurso e alinharam sua imagem ao atual Presidente da República.
A grande relevância desses personagens na política também pode ser evidenciada no alcance de suas redes sociais, como no caso da deputada Alana Passos que com uma foto de perfil junto a Bolsonaro esbanja 272 mil seguidores em seu Facebook e possui publicações com até 14,8 mil interações. Assim como o deputado Charlles Batista que tem a marca de 142 mil Seguidores no Facebook onde faz elogios ao atual presidente e critica a mídia acusando-a de querer difamar Bolsonaro.
Considerações finais
A partir dos números encontrados e dos dados analisados, podemos concluir que a candidatura de Jair Bolsonaro teve grande influência no processo eleitoral da Bancada da Bala na ALERJ, visto que em seu ano de candidatura os deputados de sua vertente ideológica se elegeram massivamente obtendo um aumento de 167%. Essa relação possibilita concluir que, os deputados que se alinharam à imagem de Bolsonaro, não apenas se fortaleceram em cima de seu discurso, como também foram cruciais no desempenho do próprio Bolsonaro, uma vez que replicaram e validaram seu discurso. Entender esse entrosamento entre o atual presidente da República e os agentes de segurança pública no legislativo é crucial para refletir sobre como foi construída a política neoliberal radical no Brasil e, por sua vez, compreender o nascimento de grupos que derivaram desse movimento.
_____
[81] Graduando em Ciências Sociais (UFRJ) e pesquisador bolsista CNPq no NUDEB.