As eleições para deputado estadual e o bolsonarismo nos municípios da Baixada Fluminense (RJ), por Isabel Uchôa
O Boletim #9 está no mundo!
Que tal conferir um pouco mais das temáticas abordadas?
TEXTO REDES SOCIAIS TEXTO REDES SOCIAIS TEXTO REDES SOCIAIS TEXTO REDES SOCIAIS TEXTO REDES SOCIAIS TEXTO REDES SOCIAIS
Confira o texto abaixo!
_____
As eleições para deputado estadual e o bolsonarismo nos municípios da Baixada Fluminense (RJ)
Isabel Uchôa[41]
Resumo O presente texto tem como objetivo principal realizar uma comparação entre a votação para deputado estadual do Rio de Janeiro de candidatos que construíram suas trajetórias políticas em municípios da Baixada Fluminense (RJ) — e que, portanto, possuem sua base eleitoral nesses municípios — e a votação em Jair Bolsonaro para presidente da República nos municípios dessa região. Este estudo busca, portanto, compreender se existiu, nas eleições de 2018 e 2022, alguma correspondência entre uma quantidade significativa de candidatos da Baixada Fluminense eleitos deputados estaduais e que declararam apoio à campanha do presidente, e o número e porcentagem de votos a Jair Bolsonaro em cada município desse território. Esse texto também faz parte do 2º Dossiê “A Baixada Fluminense e as Eleições de 2022”, editado pelo LAPPCOM.
Objetivo principal
Nas eleições presidenciais do ano de 2018, Jair Bolsonaro venceu em todos os municípios do estado do Rio de Janeiro. Tendo em vista o amplo eleitorado que conquistou nesse pleito e sua aproximação a figuras políticas de alta popularidade da região da Baixada Fluminense (RJ) ao longo de seu mandato como presidente da República — como Washington Reis, ex-prefeito do município de Duque de Caxias, por exemplo —, o presente texto tem como objetivo apresentar uma comparação entre a votação para deputado estadual de candidatos que construíram suas trajetórias políticas em municípios da Baixada Fluminense — e que, portanto, possuem uma maior concentração de votos nesses municípios — e a votação em Jair Bolsonaro para presidente da República nos municípios desse território.
Para tanto, buscamos colher dados disponíveis a respeito da porcentagem de votos dos dois candidatos mais votados para presidente nos 13 municípios da Baixada Fluminense no 1º turno das eleições de 2018 e 202242. Dessa maneira, a partir dessas informações, será possível observar a diferença da porcentagem de votos entre Jair Bolsonaro e o candidato que ficou em segunda colocação em cada município, além de analisarmos como o cenário político nacional se estabelece nessa região do estado, a partir da comparação entre os números de ambas as eleições em pauta.
Ademais, serão apresentados os deputados estaduais eleitos em 2018 e 2022 que construíram suas carreiras na política em municípios da Baixada Fluminense e que veem nessa região sua base eleitoral, destacando se algum desses candidatos declarou apoio a Jair Bolsonaro na campanha presidencial das eleições em questão: 2018, 2022 ou ambas, nos casos de reeleição. De modo a identificar o apoio ao presidente por parte desses deputados, buscamos nas páginas oficiais do Facebook de cada um postagens que expressassem o apoio desses deputados estaduais a Bolsonaro nas épocas de campanha das eleições em pauta. Dessa forma, será possível notar se houve uma quantidade relevante de candidatos a deputado estadual da região eleitos que apoiaram a campanha do presidente, visando atrair um eleitorado bolsonarista da região. O presente texto também compara esses dados com a votação para Jair Bolsonaro nos municípios da Baixada Fluminense, buscando identificar quais foram os municípios onde o presidente alcançou a maior porcentagem e número de votos no 1º turno das eleições de 2018 e 2022.
As eleições de 2018
Nas eleições do ano de 2018, entre os 70 parlamentares eleitos deputados estaduais pelo Rio de Janeiro, 19 construíram suas trajetórias políticas na região da Baixada Fluminense, como é possível ver a partir da Figura 1 abaixo.
Entre os 17 deputados, 4 alavancaram-se politicamente no município de São João de Meriti, 4 no município de Nova Iguaçu, 2 em Belford Roxo, 2 em Duque de Caxias, 1 em Magé, 1 em Paracambi, 1 em Mesquita, 1 em Nilópolis e 1 em Guapimirim. Márcio Canella (União Brasil), que construiu sua trajetória política no município de Belford Roxo, foi, além de reeleito, o deputado estadual mais votado do estado do Rio de Janeiro em 2022.
A respeito do apoio à campanha de reeleição do presidente Jair Bolsonaro, 2 deputados estaduais eleitos declararam apoio em suas páginas no Facebook ainda em época de campanha do 1º turno das eleições deste ano, esses foram: Rosenverg Reis (MDB), de Duque de Caxias, e Anderson Moraes (PL), que possui uma maior concentração de votos no município de Nova Iguaçu. No entanto, com a notícia de que haverá um 2º turno das eleições, mais 3 entre os 17 deputados estaduais eleitos em questão declararam apoio ao presidente Jair Bolsonaro: Valdecy da Saúde (PL), de São João de Meriti; Dr. Deodalto (PL), de Belford Roxo; e Carlinhos BNH (PP), de Nova Iguaçu.
A votação em Jair Bolsonaro nos municípios da Baixada Fluminense nas eleições de 2018 e 2022
A respeito da votação para presidente da República por município da Baixada Fluminense, a Figura 3 apresenta a porcentagem e o número de votos nos 13 municípios dos 1º e 2º colocados.
É possível observar que o município de Itaguaí conquistou a maior porcentagem de votos na Baixada Fluminense para o presidente Jair Bolsonaro no 1º turno das eleições de 2018, com 66,51% (42.488 votos). O município com a 2ª maior porcentagem de votos em Bolsonaro no 1º turno desse ano foi Nilópolis, com 65,56% (63.845 votos), seguido por Nova Iguaçu, com 65,04% (267.051 votos).
Com relação ao número de votos, Duque de Caxias, o município com a maior população de Baixada Fluminense, alcançou a marca de 274.487 votos (61,40%) para o presidente nas eleições de 2018, tendo sido o município da região com o maior número de votos para o presidenciável. O 2º município com maior quantidade de votos em Jair Bolsonaro foi Nova Iguaçu, com 267.051 votos (65,04%), seguido por São João de Meriti, onde Bolsonaro obteve 163.283 votos (64,29%).
Portanto, os municípios que mais se destacaram na votação em Jair Bolsonaro nas eleições de 2018 foram Itaguaí, Nilópolis e Nova Iguaçu, em termos de porcentagem de votos, e Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti, no que diz respeito ao número absoluto de votos. Foi possível observar, também, uma representação de 2 desses municípios entre os 5 candidatos eleitos que declararam apoio à campanha de Jair Bolsonaro. Rosane Felix (PSD) e Anderson Moraes (PSL), que apoiaram a candidatura do presidente, possuem ampla expressividade no município de Nova Iguaçu, enquanto que Léo Vieira (PRTB), de São João de Meriti, também declarou apoio à candidatura de Jair Bolsonaro nas eleições de 2018.
Jair Bolsonaro venceu em todos os municípios da Baixada Fluminense no 1º turno das eleições de 2022, assim como ocorreu em 2018. O município com maior porcentagem de votos para Bolsonaro, novamente, foi Itaguaí, com 58,93% (41.991 votos), seguido por Nova Iguaçu, com 57,27% (263.912 votos) e Seropédica 56,76% (25.064 votos).
Da mesma forma, o município com maior quantidade de votos para Jair Bolsonaro em 2022 foi Duque de Caxias, o município da região com o maior número de cidadãos, com 267.993 votos (53,18%). Em Nova Iguaçu, Bolsonaro obteve 263.912 votos (57,27%), seguido por 149.764 votos (54,30%) em São João de Meriti.
Isto posto, os municípios da Baixada Fluminense onde Jair Bolsonaro obteve uma maior expressividade no 1º turno das eleições de 2022 foram Itaguaí, Nova Iguaçu e Seropédica, em termos da porcentagem dos votos, e Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti, com relação ao número de votos.
Houve uma representação desses municípios entre os deputados eleitos que apoiaram a campanha de Jair Bolsonaro: Anderson Moraes (PL), que possui uma base eleitoral em Nova Iguaçu, e Rosenverg Reis (MDB), de Duque de Caxias, apoiaram a campanha de reeleição do presidente desde o 1º turno. Outros deputados estaduais eleitos, como mencionado, passaram a apoiar a campanha de Bolsonaro a partir do anúncio de que haverá um 2º turno nas eleições presidenciais. Tais deputados que passaram a apoiar Bolsonaro na campanha de 2º turno e que possuem como base eleitoral os municípios com maior expressividade de votos para o presidente no 1º turno foram: Valdecy da Saúde (PL), de São João de Meriti, e Carlinhos BNH (PP), de Nova Iguaçu. Portanto, apenas 1 entre os 5 deputados eleitos em 2022 que declararam apoio à campanha de Jair Bolsonaro não ascendeu politicamente em um dos territórios da Baixada Fluminense de maior porcentagem e número de votos para o presidente: Dr. Deodalto (PL), de Belford Roxo. Não obstante, Bolsonaro também venceu o 1º turno das eleições no município em questão com um número significativo: em Belford Roxo, o presidente obteve 137.708 votos (54,79%).
É interessante, também, mencionar os deputados estaduais mais votados em cada um desses municípios48 que obtiveram uma votação mais expressiva em Jair Bolsonaro: em Itaguaí o deputado estadual mais votado em 2022 foi Luiz Claudio Ribeiro (PSD); em Nova Iguaçu, Felipinho Ravis (Solidariedade); em Seropédica, Aguinaldo Luis (PMN); em Duque de Caxias, o mais votado foi Rosenverg Reis (MDB); e no caso de São de Meriti, Valdecy da Saúde (PL).
Ao compararmos as eleições de 2022 às de 2018, podemos notar que, apesar de ter vencido em todos os municípios da Baixada Fluminense, Jair Bolsonaro apenas conseguiu um saldo positivo no número de votos em 5 entre os 13 municípios da região: Magé, Queimados, Japeri, Seropédica e Guapimirim. Além disso, a porcentagem de votos para Bolsonaro diminuiu em todos os 13 territórios da região da Baixada Fluminense.
Considerações finais
Esse estudo teve como objetivo apresentar uma comparação entre os votos de Jair Bolsonaro em 2018 e 2022 com a eleição de candidatos a deputados estaduais cujas trajetórias políticas se originaram na região da Baixada Fluminense (RJ), visando compreender quantos desses lhe manifestaram apoio em suas páginas oficiais do Facebook durante as campanhas de 1º turno das eleições em questão.
Foi possível, através da análise apresentada, observar um papel significativo dos municípios Itaguaí, Nilópolis, e Nova Iguaçu no 1º turno das eleições de 2018: nessas 3 regiões, Jair Bolsonaro obteve a maior porcentagem de votos entre os 13 municípios da Baixada Fluminense. Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti, por sua vez, foram os municípios da região onde o presidente conquistou a maior quantidade de votos no 1º turno em 2018. No caso das eleições de 2022, foi apresentado que, no 1º turno, destacaram-se Itaguaí, Nova Iguaçu e Seropédica como os 3 municípios com a maior porcentagem de votos para Jair Bolsonaro, enquanto que Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti foram os municípios onde o presidente obteve o maior número de votos.
Observamos, também, que parte dos deputados estaduais eleitos abordados que apoiaram a campanha de Jair Bolsonaro, tanto em 2018, quanto em 2022, possuem sua base eleitoral nos municípios de maior expressividade de apoio à eleição do presidente. Nas eleições de 2018, Jair Bolsonaro obteve o apoio de 5 entre os 19 deputados estaduais eleitos cujas carreiras na política se iniciaram na Baixada Fluminense, esses foram: Alana Passos (PSL), de Queimados; Rosane Felix (PSD), de Nova Iguaçu; Anderson Moraes (PSL), de Nova Iguaçu; Vandro Família (Solidariedade), de Magé; e Léo Vieira (PRTB), de São João de Meriti. Ademais, visando realizar uma comparação entre os municípios onde Bolsonaro conquistou a maior porcentagem e número de votos nas eleições de 2018, é possível notar que entre esses 5 deputados estaduais eleitos que apoiaram a candidatura do presidente, 3 têm como base eleitoral municípios onde Bolsonaro obteve uma votação mais expressiva: Rosane Felix (PSD) e Anderson Moraes (PSL) têm no município de Nova Iguaçu uma maior concentração de votos, enquanto que Léo Vieira (PRTB) possui sua base eleitoral em São João de Meriti. Nova Iguaçu e São João de Meriti, como mencionado, foram os 2º e o 3º municípios onde o presidente conquistou a maior quantidade de votos na Baixada Fluminense em 2018. É relevante salientar que Nova Iguaçu foi, também, o município da região onde o presidente obteve a 3ª maior porcentagem de votos.
Em 2022, o número de deputados estaduais que possuem uma maior concentração de votos em municípios da Baixada Fluminense e que apoiaram a candidatura de Jair Bolsonaro foram, assim como 2018, 5, sendo esses: Rosenverg Reis (MDB), de Duque de Caxias; Anderson Moraes (PL), que possui uma base eleitoral em Nova Iguaçu; Valdecy da Saúde (PL), de São João de Meriti; Dr. Deodalto (PL), de Belford Roxo; e Carlinhos BNH (PP), de Nova Iguaçu. É relevante ressaltar que apenas Rosenverg Reis e Anderson Moraes apoiaram a candidatura do presidente durante as campanhas de 1º turno. Os outros 3 deputados declararam apoio em suas páginas no Facebook apenas após o anúncio de que haveria um 2º turno das eleições de 2022. Entre esses 5 deputados eleitos que apoiaram a candidatura de Jair Bolsonaro em 2022, 4 têm como base eleitoral municípios onde o presidente alcançou uma maior expressividade nos votos: Anderson Moraes (PL), que possui uma base eleitoral em Nova Iguaçu; Rosenverg Reis (MDB), de Duque de Caxias; Valdecy da Saúde (PL), de São João de Meriti; e Carlinhos BNH (PP), de Nova Iguaçu. Como mencionado anteriormente, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti foram, respectivamente, os municípios onde o presidente obteve o maior número de votos na Baixada Fluminense. Assim como em 2018, Nova Iguaçu também foi um dos municípios onde Jair Bolsonaro conquistou a maior porcentagem de votos na Baixada.
Mesmo assim, é relevante ressaltar que o número de deputados da Baixada Fluminense eleitos que demonstraram apoio ao presidente em ambos os anos não é tão expressivo: em 2018, 5 entre os 19 deputados que possuem expressiva base eleitoral na Baixada Fluminense apoiaram a campanha de Jair Bolsonaro, enquanto que, no 1º turno das eleições de 2022, 5 entre os 17 deputados estaduais da região eleitos declararam apoio ao presidente.
A partir de tal análise, notamos um baixo número de candidatos a deputado estadual eleitos — de acordo com o recorte regional apresentado — que declararam apoio à campanha presidencial de Jair Bolsonaro. Uma possível conclusão a respeito dessa afirmativa consiste na ideia de que, talvez, as eleições para deputado estadual na Baixada Fluminense tenham uma maior correlação com a adesão dos eleitores da região a lideranças individuais do que a candidatos que adotam o bolsonarismo como uma estratégia de campanha eleitoral, por exemplo — apesar de essa também ser uma tática eleitoral utilizada por alguns, como vimos. Esse é um dado fundamental para compreendermos o bolsonarismo na Baixada Fluminense, visto que essa afirmativa contraria o imaginário existente de que essa é uma região totalmente dominada politicamente pelo apoio ao presidente. Outra observação que pudemos realizar a partir da análise dos dados apresentados foi que, na maioria dos municípios desse território, a porcentagem e o número de votos para o presidente nas eleições de 2022 decaiu, em comparação a 2018. Ainda assim, a Baixada Fluminense se manteve, em 2022, como uma região onde Jair Bolsonaro venceu no 1º turno das eleições em questão em todos os municípios.
_____
[41] Mestranda em Ciências Sociais pelo PPGCS/UFRRJ e Bacharel em Ciências Sociais pela UFRJ. Atua como pesquisadora no LAPPCOM e no NUDEB.
[42] A escolha por trabalhar com uma comparação apenas entre o 1º turno de ambas eleições se dá devido ao fato de que o presente estudo foi realizado antes da votação do 2º turno das eleições de 2022.
[43] Elaboração própria, a partir de dados retirados de: Deputados estaduais eleitos no RJ; veja lista. G1, 2018. Disponível em: http://<https://g1.globo.com/rj/rio-de- janeiro/eleicoes/2018/noticia/2018/10/08/deputados-estaduais-sao-eleitos-no-rj-veja-lista.ghtml>
[44] É relevante ressaltar que os municípios em questão não são, necessariamente, a região onde tais deputados nasceram. Tratam-se, na verdade, dos municípios onde os deputados construíram o início de suas trajetórias políticas e ganharam, portanto, um eleitorado mais fiel e concentrado na região.
[45] Elaboração própria, a partir de dados retirados de: ROCHA, Guilherme Lucio da. Veja a lista de deputados estaduais eleitos pelo Rio de Janeiro nas eleições de 2022. Disponível em: https://valor.globo.com/politica/eleicoes-2022/noticia/2022/10/03/veja-a-lista-de-deputados- estaduais-eleitos-pelo-rio-de-janeiro-nas-eleicoes-de-2022.ghtml
[46] Cf. nota de rodapé 4.
[47] Elaboração própria, a partir de dados retirados de: Mapa da apuração no Brasil. G1, 2018. Disponível em: http://<http://especiais.g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/mapa-da-apuracao-no-brasil-presidente/1- turno/
Eleições no Estado do Rio de Janeiro: Veja como foi a votação no 1º turno. G1, 2022. Disponível em: <https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2022/10/03/eleicoes -rj-veja-como-foi-a-votacao-no-1o- turno.ghtml>
[48] Cf. nota de rodapé 7.