Conheça os favoritos para o Ministério da Educação de Lula

Lula ainda não anunciou nenhum dos seus ministros mas, pela maneira como trabalha a equipe de transição, e pelas conversas de bastidores, já há quatro nomes cotados para o MEC, um dos mais importantes ministérios e considerado central para o próximo governo. Conheça um pouco dos quatro ministeriáveis.

Izolda Cela

Com carreira na educação pública, ela é uma das responsáveis pelo caso de sucesso na política educacional de Sobral, no Ceará. Especialista em Educação Básica, foi secretária-adjunta de Educação de Sobral de 2001 a 2003 e secretária de Educação de 2004 a 2006. De 2007 a 2014, esteve à frente da pasta no governo cearense. Pesa ao seu favor também o fato de ser mulher e nordestina. Governadora do Ceará desde abril, ela rompeu com Ciro Gomes, que preferiu apoiar outro candidato na disputa pelo governo do estado, e apoiou o petista Elmano Silva, eleito no primeiro turno para o governo cearense.

Reginaldo Lopes

Deputado federal por Minas Gerais e líder do PT na Câmara, tem o apoio declarado do núcleo de educação da bancada do partido. Lopes abriu mão da candidatura ao Senado para viabilizar a aliança regional com Ricardo Kalil, e coordenou a campanha de Lula em Minas Gerais.

Ricardo Henriques

Próximo de Fernando Haddad, foi secretário nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade no quando Haddad foi ministro da Educação. É superintendente executivo do Instituto Unibanco, o que pode ser um trunfo, já que mostra seu trânsito com fundações privadas ligadas ao setor da educação, ou um problema, porque essas fundações são vistas por parte de setores do movimento da educação como representantes da lógica privada na educação pública.

Gabriel Chalita

Foi secretário estadual de Educação durante o governo de Geraldo Alckmin, de quem é aliado. Sua indicação seria um aceno de Lula ao seu vice-presidente, para reforçar a sua confiança no ex-governador, que se recusou a assumir um cargo de ministro.

Deixe um Comentário





5 × 1 =