Marcelo Freixo versus Cláudio Castro nas eleições de 2022 para Governador do Rio de Janeiro: análise sobre antes e depois da Eleição, por Larissa Mendes
O Boletim #8 está no mundo!
Que tal conferir um pouco mais das temáticas abordadas?
No décimo segundo texto “Marcelo Freixo versus Cláudio Castro nas eleições de 2022 para Governador do Rio de Janeiro: análise sobre antes e depois da eleição”, a graduada em Ciências Sociais Larissa Mendes analisa a campanha dos dois principais candidatos ao governo do Rio de Janeiro e as possíveis razões para que Cláudio Castro tenha conseguido liquidar o pleito sem dificuldade.
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Marcelo Freixo versus Cláudio Castro nas eleições de 2022 para Governador do Rio de Janeiro: análise sobre antes e depois da Eleição Larissa Mendes[146]
Resumo Nossa hipótese neste boletim é que os Horários Gratuitos de Propaganda Eleitoral estavam seguindo uma linha cronológica de efetividade baseada em: 1) História dos candidatos e promessas de campanha; 2) Sensibilização do eleitorado e; 3) Ataque direto ao seu oponente. Isto quer dizer que, seguindo essa estratégia de campanha de acordo com os HGPE’s e os diversos temas que estão sendo tratados através deles, pode ser uma boa estratégia para cooptar mais votos. Entretanto, como foi visto nos debates ocorridos, inclusive no último debate promovido pelo SBT News e Rede Globo, nos dias 17/09 e 27/09, os debates cumpriram este papel de ataque direto ao seu oponente. Além da hipótese sobre o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral, seguiremos com mais algumas análises e possíveis razões para que Cláudio Castro tenha conseguido liquidar o pleito sem dificuldade.
Análise dos Horários Gratuitos de Propaganda Eleitoral de Cláudio Castro
Neste primeiro momento podemos constatar que entre o início e meado da campanha feita pelos Horários Gratuitos de Propaganda Eleitoral de Cláudio Castro, há uma sensibilização acerca da sua pessoa seguido de propostas que segundo o governador, vem sendo cumprido em seu mandato, caindo na chave das realizações. De forma sequencial, o vídeo inicia com Cláudio Castro relatando o quanto sofreu por ser uma pessoa com gagueira e o quanto utilizavam isso para o diminuir. E continua dizendo que, isto foi fator primordial para promover sua superação, fazendo-o transformar situações violentas em um fator positivo, sendo mais empático ao mundo.
Logo em seguida, Cláudio Castro relata que sua superação fez com que ele chegasse em alguns lugares no meio público como, chefe de gabinete, assessor especial de uma secretaria, vereador, vice-governador e agora governador do Rio de Janeiro. E além disso, relatou o quanto ter sofrido bullying de outras pessoas tem o tornado mais sensitivo para entender as dores do outro e evitar cometê-los.
Em continuidade, Castro anuncia que esteve à frente do cargo durante dois anos e anula que durante esses quatro anos foi vice de Wilson Witzel. Com isso, busca mostrar suas realizações, sendo elas: 1) Restaurante do povo; 2) Programa Mãe; 3) Segurança presente; 4) Oferta de mais empregos; 5) Programa Cidade Integrada; 6) Desenvolve Mulher. E por fim, termina sensibilizando o seu eleitorado relatando que o governo tem realizado diversas ações para melhorar a vida dos moradores da capital fluminense147.
De forma analítica, não há avanços no ponto de vista prático na vida dos cidadãos como relata o Horário Gratuito do candidato, pelo contrário, mesmo com os mais de dez restaurantes populares, o Rio de Janeiro ainda ocupa a margem de quase 3 milhões de pessoas passando fome, o que comporta o índice maior que a média nacional. Em uma escala que varia entre o grau leve até o grave em relação a insegurança alimentar (para além das pessoas que já passam fome), corresponde aos seguintes números lançados recentemente pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Penssan)[148]:
- Insegurança alimentar leve: 23,5%, ou seja, 4 milhões de pessoas.
- Insegurança alimentar moderada: 17,7%, ou seja, 3 milhões de pessoas.
- Insegurança alimentar grave: 15,9%, ou seja, 2,7 milhões de pessoas.
A respeito de mais ofertas de emprego, de fato houve uma redução nos índices de desemprego segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS) com apoio dos dados na Pnad Contínua do IBGE. Os números foram de 15,6% no segundo trimestre de 2021 para 9,8% em relação ao mesmo período de 2022. Entretanto, esta melhora nos índices é atribuída a atual gestão da Prefeitura, sendo um reconhecimento voltado para Eduardo Paes149.
Análise dos Horários Gratuitos de Propaganda Eleitoral de Marcelo Freixo
Em contrapartida, Marcelo Freixo investe em ideias de propostas e começou o seu Horário Gratuito contando a sua história e sensibilizando seu eleitorado. O Horário Gratuito exibido nas primeiras semanas de campanha, retrata a história de um governador voltado à educação e começa contando a história de seus pais que foram funcionários públicos. Com pai inspetor, mãe secretária de colégio e sendo oriundo de escola pública, Marcelo Freixo aposta no seu eleitorado que são os estudantes e funcionários destes setores.
Sendo o tema da educação o fio condutor de sua campanha, segue apontando os déficits que a pandemia deixou em termos educacionais e em diversas faixas etárias no Estado do Rio de Janeiro. Para amenizar esse déficit, uma de suas propostas para educação é o programa de Explicadores Universitários, que contará com estudantes de português, matemática e pedagogia. Esses Explicadores Universitários ganhariam uma bolsa nos mesmos parâmetros das bolsas de CNPq, para que assim, o impacto de dois anos de pandemia pudesse ser reparado.
Além disso, a educação em tempo integral também é uma proposta de mandato, sendo fornecido da primeira infância até o ensino médio (idade do primeiro emprego). Entretanto, como há uma variável simbólica no Estado do Rio de Janeiro, que é, grande parte dos estudantes de rede pública vão para escola para poderem se alimentar, reflexo do mapa da fome no Estado, Marcelo Freixo pretende investir na alimentação para suprir esses estudantes durante sua jornada semanal de ensino150.
Em continuidade, em uma outra frente de sua campanha, Marcelo Freixo diz que pretende lançar o programa Mais Saúde, que contratará mais três mil médicos para reduzir o tempo de espera por uma consulta no SISREG e implementar o programa Médico Presente. Pretende também investir no abastecimento das UPA’s e Hospitais e levar o exame de imagem para o interior do Rio de Janeiro, com isso, Freixo afirma que o Estado que ocupa o segundo lugar no ranking de economia do país não condiz com o baixo investimento neste setor. E critica fortemente a fila do SISREG e o direcionamento de 400 milhões de reais em propaganda do atual governo, afirmando que esse dinheiro deveria ser investido na saúde151.
E por fim, Marcelo Freixo direciona também em seus Horários Gratuitos o caso do CEPERJ e critica fortemente a política que ele nomeou como “toma lá da cá”, que seria tratar a política como balcão de negócios. Segundo Marcelo Freixo, além deste dinheiro ser voltado para a sociedade, combaterá esse esquema de corrupção dentro do parlamento152. Em outra Propaganda Eleitoral, Freixo fez da manchete do jornal da Rede Globo uma denúncia para evidenciar a prisão do chefe da polícia da gestão Cláudio Castro, colocando em cheque toda a sua credibilidade para combater o crime organizado no Rio de Janeiro, além dos seus demais secretários envolvidos em escândalo, sendo eles: 1) Secretário de Educação, Pedro Fernandes; 2) Secretário da Saúde, Edmar Santos e; 3) Secretário de Trabalho e Renda, Lucas Tristão153.
Pesquisa de intenções de voto
Em pesquisa lançada no dia 27/09 pelo IPEC, Cláudio Castro aparecia com vantagem em relação a Marcelo Freixo, mudando o cenário que foi persistente ao longo dos meses que apontavam empate técnico dos candidatos. Esses resultados mostravam que em comparação com a pesquisa anterior, Cláudio Castro tinha 31% com a margem de erro de três pontos do Datafolha154 e depois passou a ter 38% das intenções de voto
em uma pesquisa feita pelo IPEC155. Já na mesma comparação, Marcelo Freixo tinha 26% e depois passou a ter 25%, isso mostra que Cláudio Castro havia conseguido avançar nas pesquisas, em oposição a Marcelo Freixo que oscilou para baixo.
Em uma pesquisa anterior, quando se tratava de voto espontâneo, Cláudio Castro tinha 17% e subiu para 21%. Na mesma comparação, Marcelo Freixo tinha 15% e tinha subido para 17%, o que mostrava que Cláudio Castro tinha um melhor resultado nesta categoria de voto tendo +4 contra +2 de Marcelo Freixo. Partindo para um outro cenário, em um eventual segundo turno entre os dois candidatos, Cláudio Castro tinha 44% e havia perdido um ponto, indo para 43%. Em mesma comparação, Marcelo Freixo tinha 37% e havia subido para 41%, indicando que houve uma queda de -1 ponto de Castro, enquanto Freixo cresceu +4. Esses dados foram lançados pelo Datafolha.
Em síntese, o cenário era completamente diferente na última pesquisa lançada pelo IPEC e como foi citada acima. Cláudio Castro tinha avançado 13 pontos de distância em relação a Marcelo Freixo, o que mostrava que as alianças e desempenho de Castro haviam sido convincente e efetivas na disputa eleitoral. Resta-nos tentar entender: o que aconteceu para que esses números tenham se modificado tão drasticamente?
Resultado eleitoral: uma análise sobre os números
No dia dois de outubro ocorreu o primeiro turno das eleições para deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. Como mostrado nas pesquisas de intenções de votos ao longo desses meses, podemos reparar que houve uma discrepância nos números em diversas esferas eleitorais, como o da Presidência da República, e propriamente, a do Governo do Rio de Janeiro. Além de trazer os números da pesquisa anterior para serem questionados, é preciso fazer um levantamento das regiões que elegeram Cláudio Castro e quais foram as variáveis que ocorreram até o resultado final.
Cláudio Castro aparecia com 44% das intenções de votos quase às vésperas do primeiro turno da eleição, seguido de Marcelo Freixo que aparecia com 31%. Entretanto, as urnas apontaram a vitória de Cláudio Castro em 91 municípios do Rio de Janeiro, perdendo apenas em Niterói, que foi vencido por Rodrigo Neves156. Esses números
configuraram 58,67% dos votos, o que deu a Cláudio Castro a vitória no primeiro turno. Marcelo Freixo foi o segundo colocado com 27,38% dos votos157, mas o que poderia explicar essa diferença nos números?
A análise crítica que pode ajudar a explicar esses números de forma cronológica, são:
- Os Horários Gratuitos de Propaganda Eleitoral de Marcelo Freixo resumiram-se na história da sua vida e nas promessas de campanha, o que não convenceu outros setores do eleitorado conservador. Em contrapartida, Cláudio Castro pautou sobre as realizações de seu mandato e soube sensibilizar diferentes camadas do eleitorado;
- Cláudio Castro foi mais efetivo em fragilizar Marcelo Freixo ao apontar que o seu oponente na disputa mudava de opinião de acordo com a sua conveniência;
- O investimento em campanha nas ruas de Cláudio Castro foi decisivo para a expressividade nas urnas, era possível ver equipes de Cláudio Castro em praticamente todos os municípios do Rio de Janeiro, justo por ter o mecanismo do governo a seu favor. Já na campanha de Marcelo Freixo nas ruas, pouco vimos equipes que trabalhavam na campanha, o que mostra o enfraquecimento de Freixo nas campanhas de rua, impossibilitando um possível movimento de virada como pretendia a campanha e;
- O Rio de Janeiro, como abordado no primeiro boletim, tem uma variável fundamental na disputa majoritária, que é: a população em sua grande maioria é conservadora, grande parte se declara católico ou evangélico e, como terceira variável fundamental do voto, a milícia é um setor que elege com facilidade políticos. O que favoreceu o quórum eleitoral de Cláudio Castro.
Em conclusão, para além deste levantamento, houve a nacionalização da disputa eleitoral para Governador, com isso, Cláudio Castro se reelegeu e Jair Bolsonaro venceu no Estado do Rio de Janeiro com 51,09% dos votos158. O que mostra uma maré oposta a chapa Marcelo Freixo e Lula, mostrando que, embora Freixo tenha tentado a todo custo nacionalizar a disputa a seu favor, ocorreu justamente o oposto em uma mesma lógica, ou seja, houve a nacionalização, e com isso, a polarização. Porém, os números e o resultado vieram para encerrar qualquer chance de vitória no Rio de Janeiro.
Considerações finais
Concluo desta maneira que, como posto acima, as fragilidades expostas sobre a campanha de Marcelo Freixo foram fundamentais para que não houvesse qualquer chance de segundo turno. E com isso, garantir a reeleição de Cláudio Castro no Estado do Rio de Janeiro, fazendo-o ocupar mais uma vez o Palácio Guanabara.
Para o próximo boletim, serão analisadas as medidas que o atual governo tomará com base nos seus próximos quatro anos à frente do Governo do Rio de Janeiro. Como se mobiliza e quais os principais passos que ocorrerão daqui para frente.
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[146] Formada em Ciências Sociais pela UFRJ, pesquisa no NUDEB e é Assistente de Pesquisa do DOXA no IESP-UERJ.
[147] https://www.youtube.com/watch?v=Z1EQCyAPZD4
[150] http://www.youtube.com/watch?v=UleQ32PvI4Y
[151] https://www.youtube.com/watch?v=yh55BIe2wQE
[152] https://www.youtube.com/watch?v=ka7NkZV7QOg
[157] https://g1.globo.com/rj/rio-de- janeiro/eleicoes/2022/apuracao/governador.ghtml
[158] https://www.estadao.com.br/politica/eleicoes/2022/apuracao/primeiro-turno/presidente/rj/