É com muito orgulho que lançamos, na semana em que começa oficialmente a campanha eleitoral, a segunda edição do boletim do Monitoramento Eleitoral 2022 com as pesquisas das/os graduandas/os voluntários do Observatório Político e Eleitoral (OPEL). 

O Boletim dos Voluntários tem um caráter complementar e de aprofundamento em relação às pesquisas realizadas pelas/os bolsistas. Os textos complementares abordam temas não tratados por nenhuma ou nenhum bolsista. Nesse caso, abordaremos nesse boletim as eleições de São Paulo; a experiência dos mandatos coletivos; as candidaturas LGBTQIA+. Desta forma, com essas novas pesquisas o OPEL amplia a capacidade deste Monitoramento Eleitoral, abarcando mais dimensões do processo eleitoral de 2022. 

Já os textos de aprofundamento abordam temas que já são pesquisados pelas graduandas e graduandos bolsistas. As voluntárias e voluntários que pesquisam esses temas partem do próprio acúmulo do OPEL para aprofundar nossas pesquisas. Nesse segundo bloco entram o texto sobre a eleição do Rio e as mulheres; sobre o contexto político-partidário na Baixada Fluminense; e ainda uma análise do voto evangélico; a pesquisa sobre a centralidade da pauta da liberação das armas para Bolsonaro; e o papel dos empresários na política brasileira. 

Além disso, o boletim conta com dois textos gerais, um que aborda a divisão dos três poderes na teoria e no Brasil, tema fundamental em tempos de ataques autoritários do presidente da república contra as instituições e contra a sociedade; e outro que apresenta um panorama das eleições para os governos estaduais, os quais, apesar da extrema importância para a democracia brasileira, têm sido negligenciados diante da tensão e da atenção que cerca a disputa presidencial em 2022. 

Por fim, destacamos os textos das voluntárias/os tem uma diversidade de temas que vai além do que o OPEL apresenta no Boletim das e dos bolsistas, o que, em nossa opinião, enriquece ainda mais o Monitoramento Eleitoral de 2022 e nos enche de alegria pelo esforço coletivo que produziu este boletim. 

Deixe um Comentário





1 × quatro =